“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.”

Tg. 01:17

Nós, evangélicas e evangélicos, muitas vezes, em nossa tentativa de evangelizar afirmamos que “no mundo só existem alegrias passageiras. Festas, baladas, sexo ilícito e tudo o mais passa”. Contudo, parece que na própria igreja experimentamos alegrias passageiras também. Vamos para os cultos e no final, ao chegarmos em casa, trocamos a roupa, ligamos a TV, comemos e já definimos todo o cronograma de realização de tarefas da semana que logo há de se iniciar e assim seguimos a nossa vida. É a realização tão somente de uma necessidade que temos que a nós nos foi imposta: sentir boas emoções. Lá fora tudo objetiva isto e parece que na igreja não é diferente. Podemos ser sair cheios dos templos, mas cheios tão somente de emoções e sensações vazias só. Assim, nós não conseguimos relacionar as nossas práticas cúlticas e a nossa fé com os nossos momentos  e toda a nossa vida também. Parece que a nossa fé e os nossos momentos religiosos nada mais são do que apenas uma parte de nós, é só um detalhe indiferente. Desta forma, não consegue-se relacionar a prática cristã com a vida extra-templo. São construídas, então, duas esferas independentes que não se relacionam jamais: a esfera religiosa e a esfera secular, assim chamada. Isto é um grande erro, pois é construído um dualismo que é equivocada e também que é totalmente estranho à Bíblia Sagrada. Mas, graças a Deus, existem um meio de resolver tal problema. Trata-se em reconhecer a Soberania Exaustiva de Deus. Fala-se de um Deus que criou a Terra e tudo o que nela há pela Sua vontade. Um Deus que mantem a Sua tão perfeita criação. Tem se revelado e também se relacionado com ela e tem cumprido os seus eternos decretos. Não existem duas realidade, mas apenas uma onde Deus é plenamente soberano sobre tudo e também todos os aspectos. Sobre cada vida. Logo, precisamos, assim, nos desfazer de qualquer concepção dualista que temos e, por meio da Fé do Santíssimo Espírito em nós, abrirmos os nossos olhos para vermos em toda a nossa vida, em todos os nossos passos, todo o nosso ser, preferências, ações, a intervenção do Senhor Soberano Deus.

O texto de Tiago, capítulo um, versículo dezessete afirma que “toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto.” Ou seja: tudo de bom só pode ser oriundo do próprio Deus! Mas atente-se para a palavra: é TUDO! Assim sendo, toda a experiência que você pode ter com alguma coisa boa e bonita só pode vir do “Pai das Luzes“. E a “boa dádiva e todo dom perfeito” podem surgir de onde menos pode se imaginar! Isto ocorrem, pois é Deus quem é o soberano e Ele pode muito ber usar o que quiser, quando Ele quiser para o louvor de toda a Sua glória, pois “os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de Suas mãos” (Sl. 19:01). O que devemos ter sempre é a sensibilidade para identificar corretamente os valores do Reino de Deus para onde estamos inseridos e nos abster de preconceitos e limitações que em nada acrescentam. É tempo de unir o que outrora nós mesmos separamos, pois foi para o ministério da reconciliação que Deus nos chamou tendo Ele mesmo nos reconciliado com  Cristo Jesus, o Seu filho unigênito. Já é tempo de passarmos a semana como os genuínos olhos espirituais a fim de vermos toda a ação de Deus em uma canção, em bum livro, uma boa série, filme, escultura, pintura… Na delicadeza do amanhecer, na complexidade da Criação… Nos princípios cristãos que influenciam grandemente o mundo e refreia o potencial máximo de pecado.

Por fim, vamos nos ater urgentemente a somente o que diz as Escrituras e contemplar já todo o belo, boa dádiva, dom perfeito, bondade, perfeição, verdade, justiça, honestidade, pureza, amor, virtude e também boa fama, pois se fosse a existência de Deus, jamais conheceríamos o belo, na verdade nem existiríamos! Por isto, EM TUDO damos graças a Deus!

 


Texto publicado originalmente no blog #MQD – MAIS QUE DOMINGO e pode ser encontrado exatamente aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s