Howard: No meio do ano vou à estação espacial internacional.

Mary: Meu Deus, uma viagem para o céu! Se quiser viver lá eternamente tenho um bom livro que poderia ler.

Quando se trata de séries, muitos cristãos ficam com o pé atrás, por considerarem esse um passatempo viciante para a maioria e também vazio. The Big Bang Theory, uma comédia cujo nome remete àquela velha e desnecessária briga entre ciência e fé não poderia ser muito bem vista, é claro.  A série conta as histórias de quatro amigos cientistas e nerds, e dentre eles o meu preferido é justamente o mais chato (porém mais carismático), Dr. Sheldon Cooper.

Mary: Gostaria que fosse comigo [à igreja], Sheldon.

Sheldon: Mãe, se eu fosse, seria uma prova conclusiva de que seu Deus pode fazer milagres.

Como o mais inteligente e mais maluco do grupo, Sheldon é capaz de nos arrancar gargalhadas com seu transtorno obsessivo compulsivo e sua ingenuidade diante de assuntos como mulheres e relacionamentos. Ele também é ateu e não faz questão de esconder esse fato. Mas não é sobre Sheldon que quero falar, e sim sobre sua mãe, Mary Cooper.

Mary: Ele puxou o temperamento do pai.

Leonard: Eu entendo.

Mary: Ele tem os meus olhos. Toda essa ciência, isso vem de Jesus.

Mary é uma dona de casa que vive no Texas. Ela aparece pela primeira vez no quarto episódio da primeira temporada e de cara nos mostra o que é ser uma mulher segundo Provérbios 14:1, pois apesar de não ser intelectual como seu filho, é uma mulher sábia e uma mãe muito dedicada. Ela é cristã e por mais que bata de frente com Sheldon quando o assunto são crenças espirituais, ela é uma das poucas pessoas que sabem como lidar com ele e a quem o cientista sempre recorre em momentos de dúvida ou dificuldade.

Mary: Bom dia, biscoitinho!

Sheldon: Bom dia.

Mary: Bem, isso parece muito chique, o que é?

Sheldon: É a minha ideia de DNA de um ser, feito em silício.

Mary: Mas inteligentemente desenhado por um criador, certo?

Basicamente, o que me chama atenção na personagem é que, por The Big Bang Theory ser uma série de comédia, Mary está inserida ali para nos fazer rir. Seus comentários referentes à fé são sempre seguidos por risadas externas. No entanto, Mary não se deixa intimidar. Sabe conviver com seu filho, com os amigos dele e até com a mãe de Leonard, que representa seu extremo oposto tanto em crenças quanto na postura materna.

Mary: Enquanto estamos aqui, por que não rezamos? Colocar um pouco de igreja nessa igreja.

Leonard: Não sei se devemos.

Mary: É fácil, eu mostro a vocês. Senhor, Mary Cooper aqui, falando de Gomorra, Califórnia. Quero agradecer pela benção que é o meu Shelly e também pela força contínua para não apagá-lo com a minha bíblia. Certo, Penny, sua vez!

Algumas das inserções de Mary Cooper podem até terem sido pensadas como uma forma de ridicularizar os cristãos, mas ela só me faz ver o quanto colocar um muro entre a ciência e a fé parece briga de criança e não nos leva a lugar algum. Por fim, Mary me inspira a ser um tipo diferente de cristã. Ela me faz ver que é nas atitudes do dia a dia que podemos demonstrar o amor de Cristo àqueles que estão ao nosso lado. Aprendo com ela que por mais que não seja fácil amar o próximo, ainda mais quando o próximo é alguém como Sheldon Cooper, isso ainda não é algo impossível. E a maior lição que é a de que não precisamos ser medíocres ou ignorantes por acreditarmos em Deus. Podemos conviver e respeitar a todos, sem esconder (ou ter vergonha de) quem somos e a quem servimos.

Mary: Segure suas rédeas mocinho, aqui no Texas nós oramos antes de comer.

Sheldon: Mãe…

Mary: Dê-me [a mão].

Mary: Não foi tão difícil, foi?

Sheldon: Minha objeção era baseada em considerações, não em dificuldade.

Mary: Mesmo assim, Jesus te ama.

Deixe um comentário

