19512546_1333619986751911_1370698774_n

“A Pior Música do Ano” é uma música do rapper Froid lançada em 2016 com participação do rapper Djonga. Ambos os MCs já foram mencionados aqui no blog, o Froid em sua participação em Poetas no Topo e Djonga na semana passada no texto “Ela estava com a porta aberta e você quis pular a cerca“. Essa música é uma verdadeira pedrada em nossas mentes, pois trata de assuntos bem pertinentes e incômodos. Froid tem uma habilidade ímpar de passar sentimento na voz e nas linhas que escreve. Acompanhado de Djonga então, só podemos esperar coisa boa. É óbvio que a música tem um discurso de esquerda que eu particularmente discordo, mas a música me trouxe uma reflexão muito interessante e que gostaria de fazer um paralelo e intitular como “A Pior Oração do Ano”.

Todos nós como cristãos cumprimos nosso devocional diário. Acredito que você acorda, ora, lê a Bíblia e depois vai fazer suas coisas particulares. Isso é indiscutível. Entretanto, a forma que oramos muitas vezes é questionável, pois nem sempre fazemos de coração aberto e com o tempo que deveríamos dá àquele momento. Nossas orações quase sempre são elucidadas de forma simples: agradecimento, pedido para proteção do mal e saúde. Às vezes é tão simples que chega a ser um mantra. Repetimos todos os dias as mesmas coisas e Deus precisa ser muito paciente para não gritar em nossos ouvidos e dizer “Já entendi! Troca o CD!”

“Quando eu falei da prata Eu quis falar pro um idiota Das coisas que o Rap paga E que a vovó Mafalda compra Toda vez que você chora Rap é só pra quem aguenta Você só quer se divertir Então pega sua mesada e compra uma bola”

Froid em seu segundo verso na música fala de coisas que já disse antigamente e tenta explicar que o rap lhe trouxe a um lugar onde qualquer outra coisa lhe traria. Ele de forma cômica diz que tem muita gente que assim como ele está no rap, mas não encara o mesmo de forma séria e sim, apenas para se divertir. O que isso tem a ver com a gente? Tenho a impressão de que muitas vezes esquecemos-nos de onde Deus nos trouxe e da sua importância para nossas vidas. O evangelho é só para quem aguenta, se você quer apenas se divertir, pega todos os teus sonhos e projetos e monta uma empresa. Orar significa reconhecer a grandeza de Deus e de como Ele é misericordioso conosco. Olhemos para a fala de Paulo em Éfeso:

“Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus’’. (Efésios 2:1-7 | Bíblia versão “Almeida Atualizada)

É por isso que oramos: porque outrora estávamos mortos, desgovernados, indo para o inferno pelo nosso pecado e Cristo, se fazendo maldito na cruz, pagou preço de sangue pelos nossos delitos e nos salvou por pura graça. O que nós fazemos quando alguém nos faz um favor? Agradecemos. Seremos eternos gratos a Cristo pela salvação. Quando falamos de oração para alguém estamos querendo esclarecer a ele o que de fato oração significa – é essa minha intenção com esse texto. Nossas orações não precisam do melhor loca ou horário nem tampouco entonação de voz certa, mas sim, necessita vir de coração quebrantado. Não podemos orar como se tivéssemos conversando com o vendedor de coxinhas da rua com algumas palavras soltas, sorrisos e um muito obrigado discreto. Oração é para pessoas fracas, incapazes de se salvar, crentes de que a graça vos alcançou e por isso todos os dias dobram os joelhos.

“Lembra que eu dizia Antes de tudo o que eu seria Você ria Isso não é pra homens fracos eu não indicaria”

Oração é para pessoas de sonhos frustrados. Pessoas que já ouviram que seus sonhos não são para homens fracos. O evangelho não é um realizador de sonhos, mas é um confortador de corações. Ele vai te fazer olhar para a grandeza de amar o outro e esquecer-se do amor próprio. Ele vai te ensinar a viver em comunidade e mostrar que até a oração é o ato mútuo e não individualista. Você está diante de um Deus-trino que de uma forma inexplicável é ao mesmo tempo três. Oração é para quem perdeu o relacionamento com o Criador.

“E eu demorei anos Pra escrever isso aqui Mas foi tudo num dia Que eu escrevi isso aqui E eu demorei anos pra entender isso aqui Mas se o Froid rimar primeiro Você não vai ouvir isso aqui!”

Djonga de uma forma bem suscita agradece ao Froid por tê-lo chamado para participar da música e, de forma bem agradável ele nos diz que oração leva anos, mas em um dia pode ser feita. Oração é um resumo de tudo que aprendemos em nossa vida cristã. É sujeição ao Mestre e aluno de seus maiores ensinamentos. É orar mil vezes o “pai nosso” até compreender sua essência e fazer a própria prece. A pior oração do ano é aquela que vai contra tudo o que foi dito aqui. A pior oração do ano é a narcisista, pensando no ego e de forma tão rápida que nem você entende o que disse a Deus. A pior oração do ano é aquela em que Deus não é o centro, e sim nossas convicções. Orar é debruçar nosso querer, falhas e questionamentos no Pai, crendo que Ele cuidará de tudo. Oremos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s